Pesquisar
Close this search box.

Renda extra: maneiras de faturar com o seu bem

By: newscreditmoney.com
16 de novembro de 2023

Você sabia que é possível conseguir renda extra com o seu imóvel ou carro? Muitas pessoas têm adotado o uso de aplicativos inovadores como uma maneira eficaz de garantir dinheiro extra todos os meses. Com a crescente onda de inovação, há diversas oportunidades esperando para serem aproveitadas, e a chave está na criatividade.

Pode ser tão simples quanto alugar um quarto vago em sua casa ou utilizar o seu carro para oferecer viagens compartilhadas. As possibilidades são vastas e continuam a se multiplicar, oferecendo diversas maneiras de aumentar a sua receita.

Neste post, para ficar por dentro do assunto, confira abaixo as maneiras para garantir renda extra. Boa leitura!

Renda extra: realidade de muitos brasileiros

Em um contexto de desemprego e recuperação econômica, a busca por renda extra se tornou uma prática difundida entre os brasileiros, conforme revelado por um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) no primeiro semestre do ano. A pesquisa indicou que 64% dos consumidores recorreram a trabalhos extras ou bicos para complementar suas rendas, número que atingiu 70% nas classes C, D e E.

Em meio à recessão, a criatividade emergiu como aliada na procura por alternativas para complementar ou substituir a renda tradicional. A planejadora financeira e professora de Finanças na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Myrian Lund, prevê que esse cenário persistirá nos próximos anos, com muitos buscando ampliar suas fontes de renda ou transitar para formas de emprego mais flexíveis.

Myrian enfatiza que esta é uma oportunidade para criar novas ideias e tirar proveito das já existentes, ressaltando que o mundo está aberto para negócios, trocas e compartilhamento de recursos. Ela destaca que muitos brasileiros conseguiram transformar a renda extra em uma fonte estável de renda, possibilitando o controle dos gastos e a garantia de um valor fixo todo mês.

Como conquistar uma renda extra?

Atualmente, existe uma variedade de plataformas que oferecem oportunidades para garantir uma renda extra. Abaixo, confira alguns aplicativos que podem ser uma excelente alternativa para impulsionar suas finanças:

Uber

Fonte: Shutterstock.

A Uber talvez tenha se tornado um dos serviços mais reconhecidos. A empresa norte-americana começou a operar no Brasil em 2014. Após se consolidar no mercado ao longo dos anos, a empresa vem adquirindo ampla difusão a ponto de ser difícil encontrar alguém que nunca tenha utilizado o aplicativo.

A crescente demanda tem fomentado significativamente o serviço nos países em que atua, levando a empresa a superar a marca de 10 bilhões de viagens no primeiro semestre de 2018. No Brasil, esse número ultrapassa 1 bilhão.

A chegada da Uber ao Brasil abriu um amplo nicho a ser explorado, como a possibilidade de aproveitar as horas vagas, os trajetos de ida e volta ao trabalho e até mesmo os finais de semana para garantir uma renda extra por meio do aplicativo.

O primeiro passo para se tornar motorista da Uber é realizar o cadastro pelo aplicativo ou pelo site da empresa. Alguns requisitos serão solicitados, que variam conforme a cidade.

Em geral, é necessário apresentar documentos, incluindo a observação “Exerce Atividade Remunerada ‒ EAR” na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo aceita apenas a CNH permanente.

Também é exigido uma foto do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) para ser utilizado durante as viagens, além de uma foto do rosto para compor o perfil.

Além disso, para aderir ao aplicativo é necessário que o veículo seja fabricado a partir de 2008, possua quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado. É importante ressaltar que o carro pode se enquadrar em três categorias: UberX, Select ou Black.

99 Pop

O 99 Pop surge como uma alternativa para quem deseja se tornar motorista sem aderir à profissão de taxista. Lançada em 2016, essa categoria foi estrategicamente criada para oferecer serviços de motoristas particulares, seja por meio de taxistas sem alvará para a atividade ou para aqueles que buscam uma fonte de renda adicional.

Os requisitos para participar dessa categoria incluem a posse de um veículo com uma média de nove anos de fabricação, contando também com quatro portas.

Fundada em 2012 por três visionários brasileiros, a 99 já conectou 14 milhões de passageiros a uma rede de 300 mil taxistas e motoristas espalhados por todo o Brasil. A plataforma se destaca como uma alternativa sólida no cenário dos serviços de transporte, proporcionando opções flexíveis tanto para quem busca uma carreira nesse setor quanto para aqueles que almejam oportunidades de renda adicional.

Dog Hero

Fonte: Pet Love.

Para os tutores de cães, as férias sempre representavam um dilema, especialmente quando o membro peludo da família não podia acompanhá-los. Fundada em 2014, a Dog Hero surge como uma alternativa aos convencionais hotéis para cães e canis. O propósito desta startup é assegurar a hospedagem domiciliar de cães a preços mais acessíveis.

Atuando acerca de cinco anos no Brasil, a empresa conta com mais de 600 mil cães registrados no aplicativo, usufruindo dos serviços de hospedagem e passeios. São mais de 16 mil cuidadores no Brasil, Argentina e México, englobando tanto os que oferecem hospedagem quanto os passeadores.

Para ganhar uma renda extra sendo Dog Hero, disponibilizando sua casa como “hotel” para os cães, é necessário criar um perfil para fornecer as informações essenciais aos tutores dos pets. Por meio dele, você interage, esclarece as dúvidas com os clientes e concretiza o negócio.

No cadastro, são fornecidas as características do domicílio, explicações sobre os cuidados com o animal durante sua estadia, indicações sobre a presença de outros cães durante o período, entre outros detalhes. Além disso, há a etapa de reconhecimento do local para verificar se o cão vai se adaptar ao ambiente ou aos outros animais que residem na casa. Apenas 20% das pessoas que realizam o cadastro são aprovadas.

Airbnb

O Airbnb se destaca como uma escolha popular entre os usuários dentro do cenário de aplicativos de aluguel de imóveis. Sua abordagem simples e direta permite que qualquer pessoa que pode disponibilizar um espaço para aluguel faça isso de maneira descomplicada. Para isso, basta realizar cadastro no aplicativo, fornecer todas as informações relevantes sobre o apartamento e compartilhar fotos do imóvel em seu perfil no site.

A empresa, fundada em 2008, iniciou suas operações em solo brasileiro quatro anos depois. Desde então, a demanda por seus serviços tem crescido de maneira expressiva, conquistando não apenas pessoas comuns, mas também empresários que enxergam no sistema de aluguel uma oportunidade para reduzir os custos operacionais de suas empresas.

O aplicativo não só oferece uma maneira eficiente de garantir uma renda extra, mas também promove uma experiência única de intercâmbio cultural entre o anfitrião e o hóspede. O sucesso do aplicativo é evidente pelo fato de que os espaços disponíveis são compartilhados em 191 países e em mais de 81 mil cidades.

Se você dispõe de um quarto extra em sua casa e está aberto a receber companhia, o Airbnb proporciona uma oportunidade de renda adicional, bem como a chance de vivenciar trocas culturais enriquecedoras.

BlaBlaCar

Fonte: Shutterstock.

Criado em 2003, o aplicativo foi desenvolvido para simplificar a busca por caronas. O empreendedor buscou unir a praticidade à conveniência: está retornando para casa e o carro está vazio? Faz uma longa jornada até o trabalho e procura alguém para dividir os gastos com o combustível? Deseja ir a um destino e busca uma carona? Com o BlaBlaCar, todas essas alternativas são acessíveis.

O aplicativo auxilia tanto o motorista a encontrar alguém para compartilhar a viagem quanto o passageiro que busca uma alternativa de transporte. Basta instalar o aplicativo no smartphone e criar um perfil para começar a utilizar.

No Brasil, o serviço está ativo desde 2015 e já conta com mais de 2 milhões de usuários cadastrados, conectando 40 mil pares de cidades. Somente em 2017, foram disponibilizados mais de 4 milhões de assentos em caronas.

Assim como nos outros serviços mencionados, para garantir uma renda extra ao disponibilizar caronas, é necessário se cadastrar no aplicativo. No app, informe o itinerário da sua viagem, a data e a hora da carona, além do valor para cobrança do futuro passageiro.

Caso alguém reserve um assento em seu carro, você será notificado. Em seguida, basta combinar os pontos de encontro e chegada com o passageiro. O pagamento pela carona será efetuado em dinheiro durante o trajeto.

VEJA TAMBÉM Qual o significado de sonhar com dinheiro? Descubra aqui

Mobie

A Mobie funciona semelhante ao Airbnb, mas o recurso disponibilizado para as pessoas é um automóvel. De forma geral, se trata de uma plataforma que conecta proprietários de carros que estão temporariamente “ociosos” a indivíduos que necessitam de um veículo por um período específico.

Atualmente, o aplicativo de compartilhamento de carro está ativo nos estados de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Florianópolis e Goiás.

Possui um veículo parado na garagem e está interessado em obter uma renda extra? Essa pode ser uma excelente maneira de incrementar seus ganhos financeiros.

Para integrar a comunidade, basta realizar o cadastro no aplicativo e anunciar seu carro. Posteriormente, você receberá solicitações de reserva, com a opção de aceitar ou recusar.

A Mobie estabelece como requisitos apenas que o veículo seja fabricado a partir de 2008 e que possua um seguro ativo. Que tal compartilhar seu automóvel?

VEJA TAMBÉM Investir ou gastar? Como tomar a melhor decisão com o dinheiro extra

Quem leu esse artigo também leu esses artigos!

0