Pesquisar
Close this search box.

Empréstimo com garantia: o que é e como funciona?

By: newscreditmoney.com
21 de novembro de 2023

Em diferentes momentos da vida, pode surgir a necessidade de buscar crédito, seja para realizar um sonho, como começar um negócio próprio, ou para debitar dívidas pessoais. Nesse contexto, o empréstimo com garantia se destaca como uma opção disponível no mercado financeiro.

Antes de optar por esse tipo de empréstimo, é importante entender suas características, analisando as vantagens e desvantagens que ele oferece. Para compreender melhor essa modalidade de crédito, elaboramos este artigo abordando o que é, como funciona e quando tomar o empréstimo com garantia. Confira!

O que é empréstimo com garantia?

No empréstimo com garantia funciona de forma semelhante a outras modalidades de crédito. Nesse formato, uma pessoa solicita um valor emprestado a uma instituição financeira, que concede o crédito contanto que o consumidor concorde em fazer a devolução em parcelas acompanhadas de uma taxa de juros.

Além de estabelecer os custos, a instituição financeira que oferece o crédito por empréstimo com garantia exige a utilização de um bem do solicitante como garantia de pagamento, tal como um veículo ou propriedade.

Essa medida confere à instituição uma camada adicional de segurança ao disponibilizar o montante. Além disso, essa modalidade de crédito viabiliza a aplicação de taxas de juros mais competitivas e prazos de pagamento mais estendidos.

Ainda, vale mencionar que essa modalidade de crédito funciona por meio da alienação fiduciária. Isso implica a transferência da propriedade do bem à instituição financeira durante a vigência do contrato, garantindo a esta a posse indireta, enquanto o cliente mantém a posse direta. Somente após a quitação integral do empréstimo é que o cliente recupera a propriedade plena do bem.

Quais são os tipos de empréstimo com garantia?

Abaixo, veja algumas formas de conseguir crédito com garantia:

Celular

Com o avanço tecnológico, o celular agora também pode ser utilizado como garantia para empréstimos. Esse método, recentemente introduzido no Brasil, permite que os clientes solicitem empréstimos por meio de aplicativos. A análise de crédito e a comprovação de documentos são realizadas digitalmente, e se aprovado, o empréstimo é disponibilizado em até um dia útil. Os valores geralmente variam de R$ 300 a R$ 3,5 mil. 

Joias

Algumas instituições financeiras brasileiras oferecem empréstimos baseados na penhora de joias. A facilidade de contratação é uma das principais vantagens, pois o cliente precisa apenas apresentar a joia, CPF, RG e comprovante de endereço. Restrições no nome não são consideradas nesse tipo de crédito, e o cliente pode sair com o dinheiro no mesmo dia em que a joia é avaliada. A prática de utilizar joias como garantia é uma alternativa eficaz para quem busca liquidez imediata sem a necessidade de comprovação de renda.

Garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel utiliza uma propriedade para assegurar o pagamento das parcelas. Essa modalidade exige que o solicitante do empréstimo possua um imóvel devidamente registrado em seu nome, podendo ser residencial ou comercial.

Durante o período do empréstimo, a operação é devidamente registrada em cartório, com o bem imobiliário permanecendo no nome do proprietário. Em termos técnicos, o bem fica alienado à instituição financeira até a conclusão do contrato. Dessa forma, os credores ficam assegurados quanto ao valor emprestado, ao mesmo tempo em que proporciona ao solicitante do empréstimo a oportunidade de acessar recursos financeiros a custos mais vantajosos.

VEJA TAMBÉM Empréstimo para comprar imóvel: vale a pena fazer?

Automóvel

Conhecido como auto equity, esse tipo de empréstimo segue o mesmo princípio do home equity, mas utiliza veículos como garantia. Tanto carros quanto motos podem ser utilizados como garantia, após passarem por uma vistoria. Essa modalidade é especialmente indicada para quem possui veículos e busca uma opção de crédito com taxas mais acessíveis, utilizando um ativo já existente.

Empréstimo com garantia de FGTS

Instituído pela Lei 13.313/2016, o consignado com garantia do FGTS permite que trabalhadores com carteira assinada comprometam até 30% do salário com a parcela do empréstimo. As instituições financeiras podem acessar diretamente a conta de FGTS dos trabalhadores para quitar a dívida em caso de inadimplência. É possível comprometer até 10% do saldo do FGTS com esse tipo de empréstimo e até 100% do valor da multa rescisória em caso de demissão sem justa causa.

Empréstimo com garantia de investimentos

O crédito com garantia de investimentos utiliza aplicações como CDB, LCI, LCA, debêntures e ações como garantia. Durante o período do empréstimo, esses investimentos ficam congelados, sem movimentação, e em caso de falta de pagamento, são utilizados para cobrir o valor devido. Após quitar todas as obrigações, o cliente recupera a liberdade para movimentar seus recursos como desejar.

A decisão de fazer um empréstimo com garantia geralmente se justifica para aquelas pessoas que buscam crédito com taxas mais vantajosas e um prazo mais estendido para pagamento. Essa modalidade de empréstimo se torna um aliado para quem procura condições mais favoráveis, incluindo juros mais baixos e a possibilidade de consolidar diversas dívidas em uma única parcela.

VEJA TAMBÉM Dificuldade para conseguir crédito? O empréstimo na conta de luz pode ser a solução

Afinal, fazer um empréstimo com garantia vale a pena?

Se você busca obter taxas de juros mais justas, prazos mais longos para quitar o montante e a conveniência de unificar suas dívidas em um só pagamento mensal, o empréstimo com garantia pode ser a opção mais adequada para atender às suas necessidades financeiras.

Ao considerar essa modalidade, é necessário tomar certos cuidados, especialmente se for a primeira vez que estiver buscando um empréstimo com garantia. Para isso, se torna fundamental realizar uma pesquisa detalhada sobre o histórico das empresas que oferecem esse tipo de serviço. Uma forma eficaz de avaliação é consultar a reputação da instituição no Reclame Aqui, além de verificar se ela possui a devida autorização do Banco Central para operar.

Em vista disso, é importante ressaltar que, para evitar fraudes e golpes, nenhum estabelecimento renomado de empréstimo deve exigir recursos antecipados para a liberação do crédito. Estar sempre atento e adotar essas precauções vai ajudar para uma experiência segura e transparente ao optar por um empréstimo com garantia.

VEJA TAMBÉM Como fazer empréstimo: dicas de como tomar crédito bem informado

Quem leu esse artigo também leu esses artigos!

0