Pesquisar
Close this search box.

Carteira de Motorista Digital: Instruções para Instalar o Aplicativo

By: Robson Holowatty
20 de outubro de 2023

Você está ciente de que é viável ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no seu dispositivo móvel? Esta versão possui a mesma validade que o documento físico.

Dessa forma, apresentaremos hoje um guia detalhado sobre como fazer o download do aplicativo para acessar sua CNH digital diretamente pelo seu smartphone!

Deseja evitar contratempos no trânsito caso a fiscalização pare o seu veículo? Uma excelente solução é ter a CNH Digital em mãos, acessível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para usuários de sistemas iOS e Android, oferecendo inúmeras comodidades para os motoristas!

Abaixo, você encontrará informações adicionais sobre o aplicativo e instruções para baixar e instalar no seu dispositivo móvel!

Aplicativo da CNH Digital: Guia para o Download

Antes de prosseguir com o processo de download do aplicativo, é importante mencionar que somente os portadores de carteiras emitidas após março de 2017 têm acesso a ele, devido à presença de um QR Code específico nessas carteiras.

Caso a sua CNH não tenha esse QR Code, mas você deseje obter a CNH Digital, é possível solicitar a emissão de uma segunda via, que já incluirá a atualização com o QR Code.

Agora, siga o guia para baixar o aplicativo da CNH Digital:

  • Comece por se cadastrar no site oficial do Governo Federal, o que lhe dará um código de ativação a ser usado posteriormente.
  • Após o cadastro, faça o download do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu smartphone, seja ele iOS ou Android. Basta acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo e buscar pelo nome do aplicativo.
  • Após a instalação, acesse o aplicativo e insira a senha de acesso, que é o número do seu CPF, juntamente com o código de ativação. Em seguida, o aplicativo solicitará que você crie uma senha de quatro dígitos, a qual será utilizada sempre que acessar o aplicativo.

Se a sua CNH física possui o QR Code, você poderá fazer o download da versão digital através desse código. Após o download do aplicativo, siga as instruções para habilitá-lo. Em seguida, selecione a opção para adicionar sua CNH e escolha o método de autenticação, como o reconhecimento facial, para comprovar que você é o titular da CNH.

O grande benefício é que você pode acessar o aplicativo mesmo offline de maneira descomplicada, fácil e rápida.

Quem leu esse artigo também leu esses artigos!

0