Pesquisar
Close this search box.

Banco digital: inovação no mercado financeiro  

By: newscreditmoney.com
21 de novembro de 2023

O mercado financeiro no Brasil tem passado por transformações significativas. A demanda do século XXI por serviços ágeis, seguros e personalizados impulsionou o surgimento do banco digital.

Assim, visando reduzir custos e adotar inovações tecnológicas, muitas instituições financeiras tradicionais têm fechado agências físicas, optando por promover o uso da internet para aprimorar seus serviços.

O objetivo central é oferecer produtos semelhantes aos dos bancos convencionais, mas com procedimentos menos burocráticos, atendendo às expectativas dos clientes dispondo de meios tecnológicos.

O que é banco digital?

Banco digital é uma instituição financeira cuja maioria dos serviços e produtos são disponibilizados de forma online. Por meio de computadores ou aplicativos móveis, os clientes têm acesso a suas contas, realizam transações e consultas de extratos a qualquer hora, caracterizando o conceito de Internet Banking.

Essa modalidade de banco permite a abertura de contas, envio de documentos e resolução de questões bancárias de maneira digital, eliminando a necessidade de deslocamento até agências físicas ou o uso frequente de telefone.

Banco digital x fintech

Atualmente, o mundo das finanças é constituído por dois tipos de instituição financeira, as digitais e fintechs. Ambas oferecem serviços financeiros, mas de maneiras diferentes. Os bancos digitais mudam aos poucos, mantendo uma forma mais antiga. Já as fintechs são como empresas novas que investem muito em tecnologia para deixar as coisas mais eficientes.

Às vezes, os bancos fazem parcerias com as fintechs para melhorar seus serviços usando a tecnologia delas. Isso é bom para os bancos porque eles ficam mais eficientes. E também é bom para as fintechs porque elas podem usar os clientes dos bancos tradicionais, o que ajuda a mostrar que são confiáveis e fortes. Essa colaboração entre bancos e fintechs é uma estratégia legal que impulsiona a inovação e a eficácia no mundo financeiro.

VEJA TAMBÉM Cartão de crédito Original: benefícios e como solicitar

Como funciona o banco digital

O banco digital não exige que o consumidor pague por um pacote de serviços. Assim, você pode escolher serviços essenciais gratuitos, como saques na agência ou caixa automático, e folha de cheque. Ou seja, se você usar apenas esses serviços, não será cobrado.

Além disso, existe a opção da conta digital. Nesse caso, custos não são cobrados, contanto que utilize exclusivamente os produtos de forma eletrônica. Os bancos não são obrigados a oferecer um pacote online e podem impor tarifas se você realizar qualquer ação fora do básico. Portanto, compreender essas opções ajuda a evitar custos desnecessários e aproveitar os benefícios oferecidos pelas instituições financeiras.

Maneiras de abrir conta em um banco digital

Se você quer entrar em contato ou abrir uma conta em um banco digital, é fácil! Para isso, basta seguir alguns passos simples:

Preencha a ficha de dados ‒ forneça algumas informações básicas e crie um cadastro no Internet Banking ou no aplicativo do banco.

Envie documentos ‒ tire fotos dos documentos solicitados, como comprovante de residência e RG, e envie pelo aplicativo.

Análise de crédito ‒ o banco avalia sua situação financeira para definir limites de crédito, tarifas e taxa de juros. Após aprovação, você pode usar a conta normalmente.

Comunicação por e-mail e mensagens ‒ durante o processo, a empresa pode entrar em contato por e-mails ou mensagens para atualizá-lo sobre mudanças e novidades.

Principais bancos digitais brasileiros

Os bancos digitais estão em alta no Brasil, destacando-se tanto instituições tradicionais com serviços online quanto fintechs que se originaram como digitais. Entre os maiores estão instituições como NuBank, Banco Inter, Banco Original, Superdigital, Agibank, Next e Neon. Essas opções oferecem uma variedade de serviços e facilidades, contribuindo para a crescente popularidade dos bancos digitais no país.

VEJA TAMBÉM Nubank Ultravioleta: benefícios e como conseguir o cartão

Quem leu esse artigo também leu esses artigos!

0